Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

daraopedal.pt

daraopedal.pt

11
Abr10

Amarante - Rotas de Marancinho (PR1) e de S. Bento (PR2)

daraopedal

A última aventura foi pelos lados de Amarante onde realizei os percursos pedestres PR1 - Rota de Marancinho e PR2 - Rota de S. Bento.

São dois percursos de pequena rota, o 1º com cerca de 6 km e o 2º com aproximadamente 12km, com a particularidade de passarem a cerca de 100m um do outro. Assim aproveitei e fiz os dois de uma vez.

Comecei o percurso junto à Igreja românica de Gondar, passando pelo lagar dos Mouros e pela zona da Quinta de Marancinho, depois de passar pela zona da calçada romana, encontrei o PR2.

Este segundo percurso sobre bastante até ao lato do marco geodésico de Picoto, depois segue junto à antiga estalagem (umas ruínas que gostei de explorar) e sobe até à capela de S. Bento, que dá o nome ao percurso. A partir daí desce pela serra abaixo, passando pela fonte, pela casa do guarda florestal, passando debaixo do IP4 até ao lugar de Rua. Esta pequena aldeia é extremamente interessante, quer pelas casa fantásticas que por lá se encontram, quer pela ponte antiga sobre o rio Ovelha, uma zona muito bonita sem dúvida. Depois voltei a passar o IP4 e seguir até à zona onde voltei a encontrar o PR1, que segui até voltar à Igreja de Gondar. Os percursos alternam entre zonas de casario, campos e bosques, ora por caminho florestais (80%) ora por estradas e estradões em paralelo(10%), ora por pequenos trilhos. As vistas para o Marão são fantásticas. Recomendo a aventura e deixo aqui as fotos da mesma.

Boas pedaladas

Daraopedal