Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

daraopedal.pt

daraopedal.pt

01
Jan12

Massa Crítica de Dezembro: o melhor e o pior

daraopedal

 

Deixo aqui a reportagem da última bicicletada de 2011.

Esta massa crítica foi marcada pelo melhor e pior.

O melhor foi sem dúvida a quantidade de participantes, não contei ao certo quantos eram, mas com certeza mais de cinquenta participantes. Ainda o registo para vários modelos de bicicletas presentes entre os quais se destaca uma bicicleta de dois andares como verão mais abaixo.

O pior foi a falta de civismo e as atitudes menos adequadas de um grupo (limitado) de participantes, que se "divertiram" a provocar os condutores, bloqueando as vias, impedindo que passem à frente quando o transito o permitia. Pior ainda, numa descida junto ao hotel Ipanema um sujeito lembrou-se de fazer "slalom" entre os condutores que vinham na faixa contrária e a fingir que perdia o controlo da bicicleta junto ao eixo da via, quando um carro ia a passar. São atitudes lamentáveis e vergonhosas, com as quais não me identifico e que vem pura e simplesmente destruir os propósitos da Massa Crítica. Entendo este movimento como uma chamada de atenção pedagógica para as pessoas / automobilistas perceberem que a estrada também é dos ciclistas, mas parece que os indivíduos de que falei acham que a estrada é só deles. Com isto perdeu-se a mensagem pedagógica que se pretende transmitir e passa-se uma mensagem completamente errada do que é um ciclista urbano. Se não mostrarmos respeito pelos automobilistas, como é que podemos exigir que nos respeitem.

Confesso que fiquei bastante desmotivado em relação à Massa Crítica. Acredito que esta seja uma exceção e que a maior parte das pessoas que participam nestes movimentos não pactuam com o que descrevi antes, mas vou ponderar se voltarei ou não a participar num destes eventos. Até posso voltar, mas se voltarem a repetir-se estas vergonhas, nunca mais me associarei a tais atitudes.

Deixo aqui algumas fotos do evento.

Praça dos Leões à espera que chegasse toda a gente.

A tal bicicleta de dois andares.

A mesma em movimento.

Um fantasma?

Bicicleta de Natal :-D

Passando frente ao Hospital de Santo António.

Junto à Casa da Música.

Av. da Boavista. Uma menina Cycle chic?

Na marginal em direção à Ribeira.

E que tal esta foto? Os halos de luz parecem ou não bicicletas? :-D


Um pequeno vídeo do grupo.

 

Boas pedaladas para 2012.

daraopedal