Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

daraopedal

daraopedal

Rocha da Pena - Salir

23.11.06 | daraopedal

O Sítio Classificado da Rocha da Pena localiza-se nas freguesias de Salir e Benafim e estende-se por uma área de 637 ha.
O local possui um relevo agreste, com uma cornija calcária com cerca de 50 m de altura, cujo planalto atinge aproximadamente 2 km de comprimento. A altitude máxima do mesmo é de 479 m.
Ao longo dos anos, a acção da água na rocha calcária provocou fendas e deu origem a grutas, algumas das quais com grandes dimensões.

A flora é rica e variada. Relativamente à fauna, salienta-se a presença de aves de rapina.

Resolvi esperimentar fazer o percurso em BTT, no entanto, no cimo do planalto, o trilho é muito estreito e com muitas rochas e vegetação que impedem fazê-lo. Mesmo assim, dá para subir até ao planalto e aproveitar a vista que se estende até ao mar.

O percurso inicia-se junto a esta fonte: A fonte dos amuados.

Este tem tracção às 4 :-D e não é preciso pedalar...

A subida à rocha da pena é feita também de jipe. Não sei se conseguem ver na imagem, logo acima do "S" de sapo, um jipe branco que subiu até aos moinhos.

Este Sítio Classificado possui algum património construído, de grande interesse, como sejam os dois amuralhamentos de pedra, existentes no topo da Rocha da Pena, que se julga remontarem à Idade do Ferro e que terão sido utilizados outrora como estratégia de defesa. No topo da Rocha da Pena, existe ainda uma gruta que é conhecida como o Algar dos Mouros, pois foi aí que estes se refugiaram aquando da reconquista de Salir por D. Paio Peres Correia.

Na aldeia da Penina existe um portal em arcada e uma chaminé datada de 1827. Ligados à utilização agrícola, podem observar-se ainda dois moinhos de vento, conhecidos como os moinhos da Pena.

Os moinhos abandonados no cimo da rocha da Pena. Um deles até está à venda.

Numa outra vertente e devido à sua geologia, este Sítio é muito procurado para a prática do desporto de escalada.

A vista é fantástica! Até dá para ver o mar, que deve ficar a +/- 30/40km dali.

Na imagem, a meio plano do lado esquerdo: os moinhos. Ao fundo, Salir city!

Boas pedaladas

Daraopedal

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.