Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

daraopedal

daraopedal

Ecocaminho - Maia

23.10.21 | daraopedal

Já tinha ouvido falar do Ecocaminho na Maia, e já tinha dado para observar algumas das suas partes ao circular pela Maia, contudo a oportunidade de conhecer o percurso tardava. Felizmente consegui uma folga para o percorrer. Este percurso resulta da conversão da antiga linha de comboio de Guimarães e liga a zona da Quinta dos Cónegos até à Estação de Metro de Mandim e está prevista a extensão do atual traçado até ao Castêlo da Maia. O percurso é todo ele muito fácil já que resulta da conversão da linha onde a inclinação nunca é muito acentuada. Atravessa zonas urbanas e agrícolas nas limites da cidade, num contraste frequente. Apenas a passagem debaixo do viaduto da linha do metro na Avenida Dr Manuel de Oliveira Marques merece algum reparo, pois não existe passagem direta de uma parte da ecovia para a parte seguinte, o que obriga a subir um pouco a avenida até à passadeira mais próxima. Uma travessia com algumas lombas para levar os carros a abrandar seria certamente uma solução para fazer a ligação mais direta. Na zona da antiga estação de comboios da Maia, encontrei um verdadeiro fosso intransponível, criado para uma nova rua para acesso a uma zona residencial. Isso obrigou a um desvio bastante grande e incómodo, mas acredito que esse problema é momentâneo e provavelmente será criada uma travessia superior para fazer a continuação do percurso. Chegado à estação de metro de Mandim, voltei pelo mesmo caminho aproveitando a ligeira inclinação do percurso para fazer quase tudo a lanço. A facilidade do percurso, que até é acessível a pessoas de mobilidade reduzida e a sua proximidade dos centros urbanos à volta do grande Porto fazem deste trilho uma boa opção para um pequeno passeio e para praticar desporto.

Ecocaminho_Maia_01.jpg

O início junto à Quinta dos Cónegos

Ecocaminho_Maia_02.jpg

A via é coberta por um piso alcatroado e iluminada.

Ecocaminho_Maia_03.jpg

Perto da zona da antiga estação de comboio da Maia, as obras cortaram o caminho. Foi necessário fazer um desvio bastante incómodo e tão mal assinalado que o que me valeu foi o GPS.

Ecocaminho_Maia_04.jpg

A antiga estação da Maia. Junto a este local existe um parque infantil e zona de merendas.

Ecocaminho_Maia_15.jpg

Ecocaminho_Maia_05.jpg

Travessia da EN 107. Junto ao cruzamento ainda existem as ruínas de um antigo apeadeiro da linha de Guimarães.

Ecocaminho_Maia_06.jpg

Passagem junto à sede do CNE da Maia.

Ecocaminho_Maia_07.jpg

Quem diria que estamos muito próximos da A41?

Ecocaminho_Maia_08.jpg

Vista para o viaduto da linha de metro.

Ecocaminho_Maia_09.jpg

Esta zona da travessia pode e deve ser melhorada criando uma zona de velocidade reduzida (30 km/h) e lombas para a segurança de peões e ciclistas.

Ecocaminho_Maia_10.jpg

O Ecocaminho continua e submerge duas vezes debaixo dos viaduto de acesso e da A41.

Ecocaminho_Maia_11.jpg

As paredes nas zonas muradas foram aproveitadas para algumas obras de artes e outras nem tanto...

Ecocaminho_Maia_12.jpg

Chegada ao antigo apeadeiro de Mandim.

Ecocaminho_Maia_14.jpg

O trilho termina oficialmente aqui, mas ainda é possível continuar mais um pouco até ...

Ecocaminho_Maia_13.jpg

... à estação de metro de Mandim. Foi lançado em julho de 2021 o concurso para ligar esta zona ao centro do Castêlo da Maia. A continuação do Ecocaminho deverá seguir o traçado do metro até essa localidade.

Ecocaminho_Maia_16.jpg

O regresso fez-se pelo mesmo caminho "à boleia" da suave inclinação.

Boas pedaladas

daraopedal