Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

daraopedal

daraopedal

Trilhos do comandante - Oliveira de Azeméis

14.10.21 | daraopedal

Os trilhos do comandante são uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que decidiu aproveitar os terrenos arborizados em redor da Quinta do Comandante, junto à Escola Superior Aveiro-Norte, para dinamizar a prática do desporto. Foram criados três tipos de trilhos: um de marcha/corrida (1,6 km), outro de trail (3,2 km) e outro de BTT (2,1 km). Cada tipo de trilho está marcado com um cor específica: amarelo para a caminhada, laranja para o trail e azul para o BTT. Embora já conhecesse a Quinta do Comandante e a sua história, não conhecia o "parque" ao redor e aproveitei uma deslocação até essa zona para conhecer o trilho de BTT.

Trilhos_comandante_01.jpg

O portal do ponto de partida de todos os trilhos.

Trilhos_comandante_02.jpg

As placas da sinalética que podemos encontrar.

Trilhos_comandante_03.jpg

Fiz um pequeno desvio até à entrada da Quinta do comandante. O edifício continua misterioso e imponente, envolto nas histórias trágicas associadas ao seu dono, enquanto vai sucumbido pouco a pouco à passagem do tempo e à invasão da natureza.

Trilhos_comandante_04.jpg

Entrada numa parte do percurso específico de BTT. Embora algumas partes dos 3 percurso se sobreponham é recomendado não circular de bicicleta nas partes reservadas aos trilhos de caminhada e trail, para evitar acidentes e a degradação dos trilhos.

Trilhos_comandante_05.jpg

Passagem por uma zona onde as heras cobrem grande parte dos troncos das árvores.

Trilhos_comandante_06.jpg

Já na parte final do trilho, passagem junto ao ribeiro.

Trilhos_comandante_08.jpg

É de louvar esta excelente iniciativa da CM OAZ e que sirva de exemplo para outras autarquias.

Deixo o link para a página oficial e a brochura do percurso.

Boas pedaladas

daraopedal.